Corredor de Hidrogênio Verde vai garantir mais desenvolvimento e empregos para Caucaia
Nesta quarta-feira (10), Caucaia deu mais um importante passo rumo ao desenvolvimento sustentável. A assinatura de dois documentos, Parceria de Portos Verdes e Corredor Logístico de Hidrogênio Verde, reforçam e impulsionam a instalação do hub de Hidrogênio Verde (H2V) em território caucaiense, gerando mais desenvolvimento tecnológico, industrial e socioeconômico.
A cerimônia que firmou a parceria entre os Portos (Pecém e Roterdã) aconteceu no Complexo do Pecém, e contou com as presenças do Governador do Ceará, Elmano de Freitas, do primeiro-ministro dos Países Baixos, Mark Rutte e do Prefeito de Caucaia, Vitor Valim. “É com muita alegria que firmamos essa parceria, que vai trazer mais desenvolvimento ao Ceará, e muita alegria a todos nós caucaienses, já que toda a expansão da ZPE 2 é dentro do território de Caucaia. Cada vez mais o Hidrogênio Verde vai trazer toda uma cadeia produtiva de industrialização para o Ceará e para Caucaia, trazendo cada vez mais emprego e renda, que vai vir através da Termelétrica que recentemente lançamos a pedra fundamental, da Transnordestina, e tantas outras coisas que estão vindo para o território caucaiense pra trazer desenvolvimento para a nossa cidade e mais oportunidades de emprego”, disse Vitor Valim.
A Parceria de Portos Verdes firma o compromisso de três anos entre Porto do Pecém e Porto de Roterdã, com o objetivo de apoiar empresas holandesas a exportar e investir no Brasil e vice-versa, e também aumentar a cooperação bilateral para promover iniciativas em desenvolvimento portuário, como energia eólica onshore e offshore e a produção de hidrogênio verde.
Já o Corredor Logístico de Hidrogênio Verde firma o entendimento entre os dois portos e empresas com pré-contratos firmados e projetos em curso para a produção de hidrogênio verde no Pecém. No documento, as partes expressam o interesse em criar um corredor de ponta a ponta da cadeia de suprimentos para hidrogênio verde, incluindo produção no Pecém e recebimento e distribuição em Roterdã, para atender à demanda na Holanda e em outros países do Noroeste da Europa.
Saiba mais
Em novembro de 2021, o Prefeito de Caucaia, Vitor Valim, ao lado do então Governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou a ampliação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE). Com quase 2 mil hectares, o anúncio representou a chegada de novos investimentos para o município. Na mesma ocasião, Vitor Valim anunciou a redução de impostos para que novas empresas se instalem no município, diminuindo o Imposto Sobre Serviço (ISS) de 5% para 2% em empresas que se instalarem na ZPE 2.
Atualmente, o Ceará conta com 27 memorandos relacionados à produção de H2V. Destes, três já avançaram a pré-contratos selados e têm área reservada na ZPE: Fortescue, Casa dos Ventos e AES. O investimento é estimado em US$ 8 bilhões. Além disso, o Porto do Pecém deve investir R$ 2,2 bilhões para dotar o terminal de infraestrutura capaz de abrigar os projetos.