Seleção de agentes escolares abre inscrições com 1.300 vagas nesta terça em Fortaleza
As inscrições para a seleção de agentes escolares da rede de educação municipal de Fortaleza começam nesta terça-feira (3). Os candidatos interessados devem procurar a unidade escolar mais próxima para fazer a inscrição, que se encerra na quinta-feira (05/08). Os editais estão divididos por Distrito de Educação e podem ser acessados pela internet. CLIQUE AQUI O resultado será divulgado no dia 10 deste mês.
A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), informa que serão mais de 1.300 vagas para agentes escolares, que atuarão nas ações para integração dos alunos, identificação de possíveis situações de abandono e apoio à gestão na rotina escolar.
Os agentes receberão ressarcimento para as despesas necessárias para a realização das atividades, no valor de R$ 1.050,00, devendo respeitar a carga horária de 40 horas semanais. Os colaboradores devem assumir as funções ainda na primeira quinzena de agosto, conforme a prefeitura.
Processo seletivo
A seleção dos profissionais será realizada pelas próprias unidades escolares em duas fases, classificatória e eliminatória, composta de análise de currículo e entrevista. O candidato deve ter, no mínimo, o ensino médio concluído e residir, preferencialmente, no bairro onde a unidade escolar está localizada. A convocação dos aprovados será feita pela escola, seguindo a ordem final de classificação.
Atualmente, Fortaleza dispõe de 36 agentes com foco na busca ativa, distribuídos entre seis distritos de educação. Com a seleção, os novos agentes atuarão no acompanhamento de alunos diretamente nas unidades escolares, onde estarão lotados, desempenhando, também, ações de suporte à gestão quanto à dinâmica e rotina escolar.
Atuação dos agentes escolares
Entre as funções dos agentes estão:
• Identificação dos alunos em situação de possível abandono e/ou não matriculados no turno regular e contraturno;
• Apoio à escola no diálogo com a família ou responsáveis a fim de coletar informações sobre motivos da infrequência ou evasão escolar;
• Colaboração em todo o processo de organização pedagógica e de rotina escolar da unidade de ensino;
• Participação no processo de cumprimento dos protocolos sanitários de enfrentamento à Covid-19 no retorno presencial, entre outros.
• O objetivo do governo municipal é que a chegada dos agentes amplie a abrangência da atuação, com o raio de monitoramento voltado aos alunos de uma única escola, possibilitando um maior rastreio e acompanhamento da frequência escolar.
O número de colaboradores por escola dependerá da tipificação da unidade de ensino, variando entre um e quatro agentes.