Secretaria de Cultura de Fortaleza chama reitor da Universidade Federal do Ceará de ‘interventor’ em documento oficial; órgão alega erro
A Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) enviou um ofício ao reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Cândido Albuquerque, chamando-o de “interventor”. O termo foi usado por manifestantes contrários à escolha de Cândido Albuquerque para a reitoria da UFC, feita pelo presidente Jair Bolsonaro, logo quando foi designado ao cargo, em agosto de 2019. O documento é assinado pelo secretário Elpídio Nogueira, irmão do prefeito José Sarto (PDT).
O ofício foi enviado em 14 de outubro e pedia ao reitor a indicação de dois representantes para compor o Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Histórico e Cultural (Comphic).
A Secretaria municipal informou, em nota, que “houve um erro ao redigir ofício direcionado ao reitor”. Segundo a pasta, um novo documento será emitido com a denominação correta. “O secretário Elpídio Nogueira já entrou em contato com o reitor para esclarecer o equívoco”, disse.
Em nota, a Universidade disse que considera o assunto “superado” e, por isto, não irá se pronunciar sobre ele.
De onde surgiu o termo
Movimentos sociais ligados à instituição se referem ao reitor da Universidade como “interventor” por considerarem que ele não foi eleito para a reitoria na votação realizada em 2019. A consulta pública prevê a criação de uma lista tríplice que é enviada ao presidente da República para nomeação.
Cândido Albuquerque foi o menos votado nessa consulta interna, mas ainda assim foi nomeado por Jair Bolsonaro (sem partido), em 2019. A lei prevê que o presidente pode nomear qualquer um dos três nomes apresentados, sem apresentar justificativa para o nome escolhido.
Cândido foi o terceiro colocado em uma consulta pública realizada com estudantes e professores da UFC. O mais votado, o então vice-reitor da UFC, Custódio Luís Silva de Almeida, recebeu 7.772 votos na consulta enquanto Cândido recebeu 610 votos. O segundo colocado, Antônio Gomes de Souza Filho, chegou a receber 3.499 votos.
A Metrópole News é um Portal de Notícias e Variedades brasileiro, cearense, diário editado na cidade de Caucaia. Publica textos, fotos, vídeos no formato digital.
Colabore com o jornalismo independente, por apenas R$ 4,99 mensais receba conteúdos exclusivos diretamente em seu celular, ou simplesmente contribua com qualquer valor.
Chave Pix: 85981215746
Veículos de notícias independentes são fontes essenciais de informação.
Siga a Metrópole News nas redes sociais
• facebook.com/MetropoleNewsCaucaia
• instagram.com/metropolenews
• youtube.com/c/MétropoleNews
• twitter.com/MetropoleNews
• tiktok.com/@metropolenewsofc
• Kwai/@metropolenewsofc
• Canal no Telegram
• Grupo WhatsApp
Agora se você quer falar com a gente, mande uma mensagem de texto para o WhatsApp (85) 98121-5746 ou Clique AQUI