Reforma do gramado do estádio Presidente Vargas é iniciada em Fortaleza
O gramado do estádio Presidente Vargas (PV), no Bairro Benfica, em Fortaleza, começou a ser reformado na manhã desta quinta-feira (22). De acordo com o prefeito Sarto Nogueira (PDT), a ordem de serviço foi assinada e o investimento será de cerca de R$ 2 milhões. As imagens divulgadas pela Prefeitura mostram um trator iniciando as atividades.
Conforme o gestor municipal, o gramado do PV passará por serviços de terraplanagem, drenagem e instalação de sistemas de irrigação automatizado. A ideia, segundo Sarto, é que seja incrementado no estádio um novo gramado, com “qualidade superior ao anteriormente utilizado”.
A meta, de acordo com o prefeito, é que o PV volte a receber treinos e competições oficiais de futebol no primeiro semestre de 2022.
PV abrigou hospital de campanha
O PV deixou de receber jogos desde o agravamento da pandemia, quando o local foi adaptado para receber um hospital de campanha para paciente com Covid. O hospital de campanha montado no PV, em Fortaleza, foi desativado em setembro de 2020, após dar alta a mais de mil pacientes com Covid-19. A desativação da unidade, que foi um dos primeiros pontos para acolhimento de pacientes com Covid-19 no Ceará, ocorreu após avaliação do cenário epidemiológico da Capital na época.
A unidade hospitalar foi erguida em 25 dias e inaugurada em 18 de abril, quando recebeu os primeiros pacientes com coronavírus. Segundo a Prefeitura, foram mais de 1,2 mil pacientes infectados recebidos ao longo da pandemia.
Desde setembro, o estádio não recebia mais pacientes nem disputa esportiva alguma. Já em março deste ano, o prefeito Sarto Nogueira afirmou que não havia previsão de reativação da unidade.
“Na primeira onda, no pico da primeira onda, em abril e maio do ano passado, com o hospital de campanha, que oferecia 224 leitos, Fortaleza conseguiu ampliar para 791 leitos. Nós vamos ampliar, sem o hospital de campanha, 1.006 leitos, então hoje não tem necessidade”, disse.
Hospital foi alvo operação
Em abril deste ano, o Ministério Público do Ceará (MPCE) cumpriu 10 mandados de busca e apreensão contra envolvidos em uma suposta irregularidade na construção da unidade. Os mandados da Operação “Caldeirão” foram cumpridos em Fortaleza e São Paulo, mas não houve divulgação de alvos, pois o processo estava sob segredo de Justiça.
Houve quebra de sigilo de 37 pessoas físicas e jurídicas, e o afastamento de quatro servidores públicos da Prefeitura de Fortaleza. Um dos mandados foi na Associação Paulista para Desenvolvimento da Medicina (SPDM), instituição que gerenciou o hospital.
Na ocasião, a SPDM afirmou que estava à disposição das autoridades para quaisquer esclarecimentos e para colaborar integralmente com as investigações em curso. A Prefeitura também se colocou à disposição para prestar esclarecimentos sobre os fatos investigados.
A Metrópole News é um Portal de Notícias e Variedades brasileiro, cearense, diário editado na cidade de Caucaia. Publica textos, fotos, vídeos no formato digital.
Colabore com o jornalismo independente, por apenas R$ 4,99 mensais receba conteúdos exclusivos diretamente em seu celular, ou simplesmente contribua com qualquer valor.
Chave Pix: 85981215746
Veículos de notícias independentes são fontes essenciais de informação.
Siga a Metrópole News nas redes sociais
• facebook.com/MetropoleNewsCaucaia
• instagram.com/metropolenews
• youtube.com/c/MétropoleNews
• twitter.com/MetropoleNews
• tiktok.com/@metropolenewsofc
• Kwai/@metropolenewsofc
• Canal no Telegram
• Grupo WhatsApp
Agora se você quer falar com a gente, mande uma mensagem de texto para o WhatsApp (85) 98121-5746 ou Clique AQUI