PT pretende criar federação com PSB, PcdoB, PSOL e PV

O PT formalizou nesta quinta-feira (16) o início das conversas com PSB, PCdoB, PSol e PV para compor uma federação, formando uma espécie de frente ampla de esquerda para fortalecer a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na disputa em 2022.



Ontem foi aprovada a proposta apresentada pela presidente do partido, deputada Gleisi Hoffmann, para iniciar as conversas com outras siglas de esquerda. A resolução defendida por Gleisi foi aprovada pela maioria dos dirigentes, num placar de 72 votos a favor e 10 contra.

No entanto, há dúvidas ainda sobre como será a composição dessa federação e quais serão os critérios usados para definir quem serão os candidatos de cada partido para cargos majoritários e proporcionais.

De acordo com a regra aprovada pelo Congresso, os partidos que se unirem em uma federação devem ficar juntos por quatro anos. Com isso, disputarão juntos as eleições de 2022 e 2024.

A definição do PT sobre essa união com outros partidos terá que ocorrer até abril, prazo determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para registro das federações.

error: O conteúdo está protegido!