Prefeito volta atrás e anula decreto que tirava obrigatoriedade do uso de máscara em Nova Olinda, no Ceará

O prefeito de Nova Olinda, Ítalo Brito Alencar, voltou atrás e anulou o decreto que retirava a obrigatoriedade do uso de máscara protetora contra o vírus da Covid-19 na cidade.

Na quarta-feira (6), o prefeito da cidade publicou um decreto que flexibiliza o uso dos protetores respiratórios. Contudo, o decreto estadual em vigência e publicado no último sábado (2) determina o uso do acessório em todo o Ceará.

A revogação acontece por meio de um novo decreto que foi publicado nesta quinta-feira (7), após o Ministério Público do Ceará e a Secretaria da Saúde do Estado se posicionarem contra as medidas de flexibilização do material de proteção.

No documento desta quinta, assinado pelo prefeito Ítalo Brito, o texto destaca que “a Administração pública possui o poder da autotutela, de modo a revogar ou anular os próprios atos”, justificando a revogação das medidas de flexibilização.

O decreto anterior determinava que as máscaras deixavam de ser obrigatórias “ apenas para locais abertos e sem aglomeração de pessoas que tenham tomado as duas doses da vacina, e após 15 dias da aplicação”. Além disso, a Prefeitura afirmava que a vacinação contra a covid-19 já havia chegado em 88,7% da população.

Logo após a divulgação do decreto da última quarta-feira, a Secretaria da Saúde do Ceará informou que “nenhuma flexibilização referente ao não uso de máscaras de proteção é cogitada no momento, tendo em vista não haver contexto sanitário favorável no Estado”. A pasta ressaltou, ainda, que as medidas de combate à covid-19 ou a flexibilização delas nos municípios competem ao Governo do Estado, de acordo com o que foi determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Na mesma data, o Ministério Público do Ceará enviou um ofício para a Prefeitura de Nova Olinda, solicitando que o decreto que determinava o fim do uso obrigatório de máscaras fosse revogado. A gestão tinha um prazo de 24 horas para dar uma resposta ao Órgão.

“Certo da compreensão de Vossa Excelência, o Ministério Público Estadual oficiante na Comarca de Nova Olinda/CE aguarda resposta ao presente expediente em até 24 horas, com a imediata revogação do decreto municipal em tela, sob pena de adoção de todas as providências legais cabíveis”, diz o documento

A Metrópole News é um Portal de Notícias e Variedades brasileiro, cearense, diário editado na cidade de Caucaia. Publica textos, fotos, vídeos no formato digital.

Colabore com o jornalismo independente, por apenas R$ 4,99 mensais receba conteúdos exclusivos diretamente em seu celular, ou simplesmente contribua com qualquer valor.
Chave Pix: 85981215746

Veículos de notícias independentes são fontes essenciais de informação.

Siga a Metrópole News nas redes sociais

facebook.com/MetropoleNewsCaucaia
instagram.com/metropolenews
youtube.com/c/MétropoleNews
twitter.com/MetropoleNews
tiktok.com/@metropolenewsofc
Kwai/@metropolenewsofc
Canal no Telegram
Grupo WhatsApp

Agora se você quer falar com a gente, mande uma mensagem de texto para o WhatsApp (85) 98121-5746 ou Clique AQUI

error: O conteúdo está protegido!