Pix já supera a soma de pagamentos em TEDs, DOCs, cheques e boletos

Em pouco mais de sete meses, o sistema de pagamento instantâneo Pix tomou o lugar de outras formas de transferência de dinheiro. “A quantidade de Pix superou a quantidade de TEDs, DOCs, cheques e boletos somados em número de operações”, informa Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central do Brasil (Bacen).

Segundo ele, aproximadamente 73 milhões de brasileiros já usaram a opção. “Ou seja, cerca de 46% da população adulta do Brasil já usou o Pix em algum momento”, calcula. Atualmente, o Pix registra 254,3 milhões de chaves cadastradas — 87,8 milhões de pessoas físicas e 5,8 milhões de empresas. O executivo diz, ainda, que outras funcionalidades da tecnologia, como o Pix Saque e o Pix Troco, devem chegar neste segundo semestre.

Todo o sucesso da plataforma de pagamentos tem levado à criação de golpes que buscam aproveitar as características do sistema de forma criminosa. As técnicas usadas nessas práticas são as mais abrangentes possíveis. Por isso, é preciso ficar atento. Veja, a seguir, algumas dicas do especialista em tecnologia e segurança digital Arthur Igreja:

Sempre verifique a identidade de quem está solicitando o Pix;

Na hora de efetivar a transação, fique atento: os aplicativos estão cada vez mais fáceis de utilizar e o usuário, muitas vezes, seleciona ‘Confirmar’ sem nem perceber que está transferindo recursos para um nome que não conhece;

Alguns sites já estão adotando pagamento por Pix. Nesse caso, se o usuário estiver em um ambiente falso, o dinheiro vai para a conta do golpista;

É fundamental confirmar o limite disponível para transferência por Pix com a instituição financeira. Às vezes, o próprio usuário comete um erro de digitação e atribui a perda a um golpe;

Usuários que não têm familiaridade com o Pix, podem treinar o uso do recurso. Uma boa ideia é fazer um Pix de R$ 1 para um conhecido para testar a funcionalidade. E, se quiser, pode até pedir o dinheiro de volta, já que o processo é gratuito.

Fonte: Canaltech

A Metrópole News é um Portal de Notícias e Variedades brasileiro, cearense, diário editado na cidade de Caucaia. Publica textos, fotos, vídeos no formato digital.

Colabore com o jornalismo independente, por apenas R$ 4,99 mensais receba conteúdos exclusivos diretamente em seu celular, ou simplesmente contribua com qualquer valor.
Chave Pix: 85981215746

Veículos de notícias independentes são fontes essenciais de informação.

Siga a Metrópole News nas redes sociais

facebook.com/MetropoleNewsCaucaia
instagram.com/metropolenews
youtube.com/c/MétropoleNews
twitter.com/MetropoleNews
tiktok.com/@metropolenewsofc
Kwai/@metropolenewsofc
Canal no Telegram
Grupo WhatsApp

Agora se você quer falar com a gente, mande uma mensagem de texto para o WhatsApp (85) 98121-5746 ou Clique AQUI

error: O conteúdo está protegido!