MP Militar recomenda que comandantes da PM contenham adesão à manifestação no 7 de setembro
O promotor do Ministério Público Militar do Ceará, Sebastião Brasilino de Freitas Filho, enviou nessa quarta-feira, 25, uma recomendação aos comandantes-gerais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado para que sejam adotadas medidas para “prevenir, perquirir e, se for o caso, fazer cessar, inclusive por meio da força” ato promovidos ou integrados por militares estaduais no dia 7 de setembro.
No documento, o promotor também orientou a instauração de procedimentos administrativos contra envolvidos na manifestação identificados. A possível adesão de policiais e bombeiros militares aos atos previstos para o 7 de setembro em apoio a Jair Bolsonaro (sem partido) tem causado apreensão entre governadores. Atentos, os gestores já recorrem aos setores de inteligência nas próprias polícias para mapear e antecipar movimentações nas tropas.
Na última segunda-feira, 23, o governador de São Paulo, João Doria, anunciou afastamento do coronel Aleksander Lacerda do comando de um batalhão da Polícia Militar no interior do estado, após ele ter convocado manifestações contra o Supremo Tribunal Federal (STF) pelas redes sociais.
Segundo publicações do coronel, até agora, estava sob suas ordens 7 batalhões da PM paulista, cuja tropa de cerca de 5 mil homens é desdobrada em 78 municípios da região de Sorocaba, sede do CPI-7.
No documento, Sebastião afirma que se tem notícias de que, em outros estados, oficiais com função de comando têm convocado manifestações que defendem ideias como o fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso Nacional, “sinalizando flagrante ruptura destes militares com a hierarquia, disciplina e defesa dos Poderes constituídos”.
“O ordenamento jurídico abomina a ação de grupos armados, quer sejam civis ou militares, que se reúnam com o fito de promover a ruptura da ordem constitucional vigente e do Estado Democrático”, diz o promotor. Segundo a recomendação, os comandantes têm o prazo de sete dias para prestar informações sobre as medidas adotadas.
A Metrópole News é um Portal de Notícias e Variedades brasileiro, cearense, diário editado na cidade de Caucaia. Publica textos, fotos, vídeos no formato digital.
Colabore com o jornalismo independente, por apenas R$ 4,99 mensais receba conteúdos exclusivos diretamente em seu celular, ou simplesmente contribua com qualquer valor.
Chave Pix: 85981215746
Veículos de notícias independentes são fontes essenciais de informação.
Siga a Metrópole News nas redes sociais
• facebook.com/MetropoleNewsCaucaia
• instagram.com/metropolenews
• youtube.com/c/MétropoleNews
• twitter.com/MetropoleNews
• tiktok.com/@metropolenewsofc
• Kwai/@metropolenewsofc
• Canal no Telegram
• Grupo WhatsApp
Agora se você quer falar com a gente, mande uma mensagem de texto para o WhatsApp (85) 98121-5746 ou Clique AQUI