Fortaleza reduz intervalo para dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para quatro meses
O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), informou, nesta sexta-feira (3), que a cidade irá reduzir o intervalo entre a segunda dose e a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 de 5 meses para 4 meses a partir da próxima segunda-feira (6).
Desta forma, pessoas que estavam esperando o mês de janeiro para receber a dose adicional já deverão ser agendadas pela Prefeitura para datas em dezembro. A previsão da Prefeitura é que aproximadamente 300 mil pessoas se enquadrem neste perfil.
“Fortaleza vai reduzir o intervalo entre 2ª e 3ª doses para quatro meses. Na segunda-feira (06/12), iniciaremos os primeiros agendamentos nesse perfil. Com a medida, cerca de 300 mil fortalezenses que receberiam a 3ª dose somente a partir de janeiro tornam-se aptos a serem beneficiados já neste mês de dezembro”, escreveu nas redes sociais.
O anúncio do prefeito ocorre em meio ao avanço da variante Ômicron no mundo.
O Brasil já confirmou cinco casos da variação do vírus da Covid-19 identificada pela primeira vez na África do Sul e já considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma Variante de Preocupação (VOC).
A aplicação da dose de reforço na população adulta abaixo de 60 anos está ocorrendo desde o dia 19 de novembro. A dose adicional foi autorizada pelo Ministério da Saúde e, até este fim de semana, está valendo o período indicado pelo governo federal, de 5 meses.
Nesta quinta-feira, O governo do estado de São Paulo anunciou a redução de 5 para 4 meses o intervalo para aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19.