Febre e tosse são os principais sintomas do coronavírus apresentado em 76,7% dos casos no Ceará
Dos 382 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus no Ceará, número contabilizado até a noite de segunda (30), 76,7% dos pacientes apresentaram febre e tosse como os principais sintomas da doença. O dado foi divulgado por meio do Informe Epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa).
De acordo com o balanço, o outro sintoma mais comum entre os diagnosticados é a coriza, registrada em 39% dos pacientes. Em seguida, dor de garganta, com 38,6%, e cefaleia, com 38,1%, foram percebidos nos casos confirmados.
Na lista, também estão listados sintomas como adinamia, caracterizado pela fraqueza muscular, mialgia e atralgia, dificuldade de respirar, congestão nasal, diarreia, calafrios, além de náuseas e vômitos, esses últimos com menos incidência.
Entre os idosos acima de 60 anos, 45 no total, os principais sintomas também foram a febre e a tosse, registrados em 80% e 79% deles, respectivamente.
Casos no Ceará
O novo boletim também aponta a distribuição dos casos entre as cidades cearenses, dos 382 confirmados, 353 são de Fortaleza, enquanto outros 14 são de Aquiraz. Sobral registrou cinco e Quixadá informou dois casos. Os municípios de Beberibe, Caucaia, Fortim, Itaitinga, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape e Mauriti têm uma confirmação até o momento.
Em relação aos casos de alta hospitalar, as informações da Sesa indicam que o total de 13 pessoas já foram liberadas de internação, todas em Fortaleza. Ao todo, 4.996 exames laboratoriais já foram realizados para identificar pessoas portando o Covid-19.
Até esta segunda-feira o Ceará conseguiu realizar 4.996 exames para a detecção da enfermidade. Destes, 2.698 não testaram positivo para o novo coronavírus. Outros 1.903 ainda aguardam o resultado, somando-se os testes realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (LACEN) e por laboratórios particulares.