Faustão é salvo por desistência misteriosa de outro paciente na frente dele na fila do transplante
Na tarde do último domingo (27/08), o apresentador Fausto Silva, conhecido como Faustão, passou por uma cirurgia de transplante de coração. Segundo o G1, ele era o segundo da fila, e ganhou o órgão após uma desistência do paciente que estava em primeiro lugar.
De acordo com a Central de Transplante do Estado de São Paulo, os responsáveis pelo primeiro paciente recusaram a oferta do coração, fazendo com que o mesmo fosse liberado ao apresentador.
Como funciona a fila?
Diversos pontos são levados em consideração na hora de escolher um órgão para ser transplantado, como tipo sanguíneo, compatibilidade genética e o tamanho. No caso do Faustão, o coração veio de um doador de 36 anos. O Ministério da Saúde afirmou que, devido a todos esses fatores, a posição na lista acaba sendo mais como um critério de desempate.
“A seleção gerada para oferta do coração deste receptor, através do sistema informatizado de gerenciamento do sistema estadual de transplantes, trouxe 12 pacientes que atendiam os requisitos. Destes, quatro estavam priorizados, sendo que o paciente ocupava a segunda posição nesta seleção”, diz uma nota da Central de Transplante do Estado de São Paulo.