Estado na índia Decreta Lockdown Para Conter Novo Vírus Altamente Mortal
Localizado ao sul da Índia, o estado de Kerala, decretou lockdown para evitar a propagação do vírus Nipah, após um surto identificado. O vírus é considerado altamente mortal e possui um potencial pandêmico.
Diante disso, escolas e escritórios foram fechados, e também afetou o serviço de transporte público que precisou ser suspenso. Equipes médicas da região estão em quarentena. Até o momento, duas pessoas infectadas pelo vírus morreram.
O ministro-chefe do estado de Kerala, Pinarayl Vijavan, informou em um comunicado que o vírus foi detectado no distrito de Kozhikode e pediu para que aos moradores tenham cautela e sigam os protocolos de segurança sanitária que foram estabelecidos pelo departamento de saúde.
O que é o vírus Nipah?
Trata-se de um vírus Henipavirus que pode ser transmitido por morcegos para os humanos e outros animais. O Nipah foi descoberto no ano de 1999 e tem uma taxa de mortalidade estimada entre 70% e 75%.
O vírus é originário de morcegos, costuma infectar pessoas através dos porcos. Casos de Nipah já foram registrados na Malásia, onde o vírus foi originalmente descoberto e se espalhou por Índia, Bangladesh, Nepal, Camboja e outros países.
A transmissão do vírus também pode acontecer pela exposição a produtos alimentícios contaminados por animais infectados com o Nipah, como frutas contaminadas com saliva ou urina de morcegos infectados.
Alguns casos de infecção foram relatados entre pessoas que sobem em árvores em que os morcegos costumam empoleirar-se.