Coronavírus: vacina da China chega ao Brasil para testes

A vacina da China contra o novo coronavírus (covid-19) que será testada pelo Instituto Butantan chegou ao Brasil na madrugada desta segunda-feira (20). O antídoto, já autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANS), será testado, em primeira fase, nos profissionais de saúde de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná e Distrito Federal. Ao todo serão 9 mil voluntários.

Essa vacina foi testada, em etapas anteriores, em animais e também em seres humanos na China. Agora, será testada em populações que estão mais expostas ao coronavírus, como o Brasil que ocupa o segundo lugar de maior casos de contágios no mundo. O imunizante também será testado na Turquia, em Bangladesh e no Chile.

Em junho, o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), anunciou a parceria do estado com o laboratório chinês Sinovac Biotec.

Os testes serão feitos em profissionais da saúde que estão em linha de frente do combate ao vírus. Cada um vai receber duas doses da vacina ou do placebo. O placebo servirá como análise comparativa entre os que receberam a substância verdadeiro e os que receberam placebo.

O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, informou que o governo de São Paulo tem uma reserva de 60 milhões de doses da vacina caso sua eficácia seja comprovada pelos estudos. As doses serão entregues ao Ministério da Saúde para a distribuição à outros estados.

O pesquisador do Instituto, Ricardo Palacios informou que a previsão de testagem é de 12 meses, porém, segundo Palacios, é possível ainda em 2020 ter alguma informação preliminar sobre a eficácia da vacina.

Siga a Metrópole News nas redes sociais

facebook.com/MetropoleNewsCaucaia
instagram.com/metropolenews
youtube.com/c/MétropoleNews
twitter.com/MetropoleNews
tiktok.com/@metropolenews
Grupo WhatsApp

Agora se você quer falar com a gente, mande uma mensagem de texto para o WhatsApp (85) 98121-5746 ou Clique AQUI

error: O conteúdo está protegido!