Cidades do Ceará restringem entradas de visitantes em ação contra coronavírus
Pelo menos 19 cidades do Ceará determinaram o bloqueio de seus limites como forma de restringir o acesso a pessoas que não moram nos municípios. A medida adotada pelas prefeituras prevê o aumento de fluxo de pessoas nas cidades durante a Semana Santa, o que possibilita o risco de transmissão da Covid-19, doença com crescimento exponencial de casos em todo o Ceará.
- As cidades são:
- Guaramiranga
- Piquet Carneiro
- Beberibe
- Fortim
- São Luís do Curu
- São Gonçalo do Amarante
- Barroquinha
- Trairi
- Ipu
- Aracati
- Ererê
- Senador Pompeu
- Mulungu
- Paraipaba
- Alto Santo
- Mombaça
- Jijoca de Jericoacoara
- Várzea Alegre
- Itatira
Nestes municípios, apenas residentes ou pessoas que prestam serviços essenciais poderão cruzar os principais acessos.
Em Piquet Carneiro, no Sertão Central, um decreto válido até 20 de abril determina a instalação de barreiras sanitárias nas entradas da cidade.
“Quem não é do município de Piquet Carneiro vai ter que se identificar e mostrar que é um serviço essencial para permanecer no nosso município”, afirma o prefeito da cidade, Bismarck Barros Bezerra.
No documento, fica vedada a entrada no município de veículos de transporte interestadual e intermunicipal, além de veículos particulares e de representantes comerciais. Exclui-se da medida, pessoas que estejam prestando serviços considerados essenciais.
Transportes de carga só serão autorizados a entrar na cidade caso estejam transportando alimentos, água, produtos farmacêuticos, dentro outros insumos considerados essenciais.
Pessoas com residência em Piquet Carneiro que cheguem de cidades com casos de transmissão comunitária da COVID-19 serão autorizadas a entrar no município, mas terão que permanecer em isolamento domiciliar mandatório, só sendo autorizada a liberação pela Autoridade Sanitária local.