Ceará tem um caso suspeito de coronavírus, diz Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde confirmou nesta quarta-feira (29) que há um caso suspeito de coronavírus no Ceará. Em todo o Brasil, são nove suspeitas de pessoas contaminadas; não há confirmação de nenhum caso do vírus no país, conforme o ministério.

Além do Ceará, há casos suspeitos da doença no Brasil em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Paraná.

Conforme a Secretaria da Saúde do Ceará, o paciente com a suspeita da doença no estado esteve na China por 90 dias a trabalho e retornou ao Brasil há 12 dias. Ele está hospitalizado em isolamento respiratório para evitar a transmissão. Ainda conforme a secretaria, o quadro clínico dele é estável.

A Secretaria Municipal de Saúde de Sobral acrescenta que o paciente internado retornou ao Brasil “apresentando sintomas compatíveis com o protocolo da suspeita” divulgado pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde para o vírus.

Casos da doença no mundo

O coronavírus foi detectado inicialmente na China, se espalhou por países asiáticos e em seguida pela Europa e América.

As infecções já mataram ao menos 132 pessoas na China até esta quarta-feira (29) – 125 destas mortes estão na província de Hubei e, destas, 104 ocorreram em Wuhan, cidade de 11 milhões de habitantes considerada o epicentro da doença. Em todo o país, há 5.997 casos suspeitos. Não há casos de mortes em outros países.

As infecções causadas por coronavírus nestas primeiras semanas de epidemia já superaram aquelas causadas por outro vírus da mesma família, o Sars, que entre 2002 e 2003 matou mais de 900 pessoas.

error: O conteúdo está protegido!