Ceará tem 75% dos municípios com mais pessoas vacinadas do que casos confirmados de Covid-19

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou, neste sábado (28), que dos 184 municípios Cearenses, 138 já possuem mais pessoas vacinadas contra a Covid-19 do que casos confirmados da doença.

Dos 138 municípios, 47 possuem o dobro ou mais da população vacinada com a primeira dose do que casos de Covid-19.

Segundo a Sesa, esse é um dos caminhos para a “imunidade de rebanho”, quando cerca de 70% de uma população se torna imune a uma doença, reduzindo assim as chances de contágio dos 30% restantes.

“O Ceará tem 75% dos municípios que possuem mais pessoas vacinadas do que confirmadas com covid-19. Isso é muito importante, principalmente, quando a gente fala de vacinação. E aí, sim, a gente fala de imunidade de rebanho. Quando a gente tiver cerca de 70% das pessoas imunizadas, vamos estar dificultando a infecção nos outros 30%. Então, esse é um marco muito importante”, afirma Magda Almeida, Secretária Executiva de Vigilância e Regulação da Sesa.

Casos de Covid-19 devem cair nas próximas semanas

Com o isolamento social rígido decretado pelo governador Camilo Santana, o platô da segunda onda da Covid-19 foi alcançado no Ceará. A estabilização dos casos e uma possível redução nos diagnósticos positivos, anima o Estado, que renovou o decreto de lockdown até o domingo de Páscoa, mas já planeja a retomada gradual das atividades econômicas no dia seguinte, 5 de abril.

“Estamos no platô. Ou seja, os [novos] casos podem cair nos próximos dias. A taxa de recuperação voltou a crescer, ela estava em queda, o potencial de propagação está em 1.07. Se continuar assim, daqui a duas semanas poderemos flexibilizar [as atividades econômicas”, comemora o estatístico Nonato de Castro, do Instituto Instituto Brasil de Pesquisas Inteligentes (IBPI). Conforme o especialista, o ideal é que o potencial de propagação seja inferior a um, que acontece quando uma pessoa infectada transmite a doença para menos de uma pessoa. “Aí se pode começar a pensar em liberar [as atividades]”.

error: O conteúdo está protegido!