Brasileiro vai pagar imposto até na morte: STF libera cobrança de ISS em cemitérios

Depois de ter que trabalhar vários dias para pagar a pesada carga tributária, o brasileiro pode ter que custear ainda depois de morto a arrecadação do poder público. Isso porque o Supremo Tribunal Federal (STF) liberou a cobrança do ISS (Imposto Sobre Serviço) para a cessão de espaço em cemitério.

A decisão unânime foi proferida em julgamento realizado no plenário virtual, encerrado na sexta-feira. A cessão de uso de espaços em cemitérios para sepultamento abarca a custódia e a conservação de restos mortais, atividade que se enquadra no conceito tradicional de “serviço”.

O entendimento é do Supremo Tribunal Federal, que considerou constitucional a inclusão da cessão de espaços para sepultamento na lista de serviços da Lei Complementar 116/2003, o que atrairia à atividade a incidência do Imposto Sobre Serviços (ISS). A Corte julgou uma ação da Associação de Cemitérios e Crematórios do Brasil (Acembra) contra o artigo 3º da Lei Complementar 157/2006, que altera a lista de serviços contida na LC 116. A norma de 2006 incluiu a cessão de uso de espaços em cemitérios no rol de serviços, em que há a incidência do ISS.

A Metrópole News é um Portal de Notícias e Variedades brasileiro, cearense, diário editado na Região Metropolitana de Fortaleza. Publica textos, fotos, vídeos no formato digital.

Colabore com o jornalismo independente, por apenas R$ 4,99 mensais receba conteúdos exclusivos diretamente em seu celular, ou simplesmente contribua com qualquer valor.
Chave Pix: 85981215746

Veículos de notícias independentes são fontes essenciais de informação.

Siga a Metrópole News nas redes sociais

INSTAGRAM: (CLIQUE AQUI)

YOUTUBE: (CLIQUE AQUI)

KWAI: (CLIQUE AQUI)

TWITTER: (CLIQUE AQUI)

KOO: (CLIQUE AQUI)

FACEBOOK (CLIQUE AQUI)

GRUPO NO WHATSAPP: (CLIQUE AQUI)

TELEGRAM: (CLIQUE AQUI)

error: O conteúdo está protegido!