Alinhamento de Júpiter e Saturno: planetário do Ceará transmite evento astronômico ao vivo

Nesta segunda-feira (21), os dois maiores planetas do Sistema Solar, Júpiter e Saturno, estarão alinhados e poderão ser vistos da Terra, inclusive a olho nu, algo que não acontece há quase 800 anos. O evento também poderá ser visto por meio de transmissão ao vivo do canal Astronomia da Seara da Ciência a partir das 18h, momento em que o fenômeno vai acontecer. A iniciativa é do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, por meio do Planetário Rubens de Azevedo e da Seara da Ciência da Universidade Federal do Ceará.

Durante a transmissão, o professor Ednardo Rodrigues, da equipe do Grupo de Astronomia da Seara (GAS Interestelar) fará comentários sobre o fenômeno.

De acordo com o professor Dermeval Carneiro, diretor do Planetário Rubens de Azevedo e coordenador de Astronomia da Seara da Ciência da UFC, além de ofertar ao público informações sobre astronomia e ciência, a live ajuda a preservar o isolamento social ante a pandemia de Covid-19.

O fenômeno conhecido como “grande conjunção” demora décadas para acontecer, mas desde o ano 1200 que os dois maiores planetas do sistema solar não estavam tão próximos um do outro. Eles só foram vistos juntos a olho nu há quase 800 anos, devendo acontecer novamente apenas em 2080.

“Como todo evento astronômico, sua visibilidade dependerá das condições meteorológicas, mas poderá ser visto também a olho nu. Interessados devem olhar para o oeste, de um lugar com pouca poluição luminosa e sem obstáculos para a observação”, afirma Dermeval.

De quase todos os lugares
Não importa onde você esteja, a grande conjunção será visível de quase todos os lugares da Terra, cerca de uma hora após o pôr do sol.

Siga a Metrópole News nas redes sociais

facebook.com/MetropoleNewsCaucaia
instagram.com/metropolenews
youtube.com/c/MétropoleNews
twitter.com/MetropoleNews
tiktok.com/@metropolenews
Grupo WhatsApp

Agora se você quer falar com a gente, mande uma mensagem de texto para o WhatsApp (85) 98121-5746 ou Clique AQUI

error: O conteúdo está protegido!