“Agência Brasil” sob governo Lula adota linguagem neutra para gênero

A Agência Brasil, produtora estatal de notícias, utilizou a linguagem não binária, também denominada linguagem neutra, em uma reportagem sobre um evento de congressistas LGBTQIA+ eleitos.

Fenômeno linguístico e político, a substituição do artigo masculino genérico pelo “e” busca neutralizar o gênero gramatical. “Parlamentares eleites reúnem-se pela primeira vez em Brasília”, é o título da reportagem. O evento foi realizado na última 6ª feira e sábado (20 e 21 de janeiro), em Brasília, e reuniu deputados LGBTQIA+ que devem assumir para a Câmara dos Deputados e Assembleias Legislativas nos Estados em fevereiro

As deputadas Erika Hilton (Psol-SP) e Duda Salabert (PDT-MG) compareceram no evento. Além das duas congressistas, a reportagem menciona a 1ª eleição de um congressista estadual intersexo no Brasil e América Latina. Carolina Iara (Psol-SP) pediu à reportagem que o texto fosse construído em linguagem não binária. “A pedido das parlamentares eleites, a repórter utilizou o gênero neutro nas construções das frases”, diz a Agência Brasil ao fim do texto. No entanto, no trecho em que menciona Carolina, a agência usou o pronome feminino.

A Metrópole News é um Portal de Notícias e Variedades brasileiro, cearense, diário editado na Região Metropolitana de Fortaleza. Publica textos, fotos, vídeos no formato digital.

Colabore com o jornalismo independente, por apenas R$ 4,99 mensais receba conteúdos exclusivos diretamente em seu celular, ou simplesmente contribua com qualquer valor.
Chave Pix: 85981215746

Veículos de notícias independentes são fontes essenciais de informação.

Siga a Metrópole News nas redes sociais

INSTAGRAM: (CLIQUE AQUI)

YOUTUBE: (CLIQUE AQUI)

KWAI: (CLIQUE AQUI)

TIKTOK: (CLIQUE AQUI)

TWITTER: (CLIQUE AQUI)

KOO: (CLIQUE AQUI)

FACEBOOK (CLIQUE AQUI)

GRUPO NO WHATSAPP: (CLIQUE AQUI)

TELEGRAM: (CLIQUE AQUI)

error: O conteúdo está protegido!