Relatos de gordofobia levaram influenciadora do CE a fazer mutirão para obesos conseguirem atestado exigido na vacinação

Após ouvir relatos de gordofobia contra pessoas obesas com dificuldade de conseguir um atestado para a vacinação contra a Covid-19, a influenciadora digital cearense Carol Zacarias, 30 anos, organizou um mutirão gratuito para emissão de atestados para esse público. A ação acontece nesta quinta-feira em um estabelecimento no Bairro Aldeota, em Fortaleza. Ao todo, 150 pessoas inscritas previamente estão sendo contempladas.

“Tudo começou quando estava conversando com uma amiga no domingo e ela, que tem todos os privilégios, tem plano de saúde e tem dinheiro não estava conseguindo um atestado comprovando a comorbidade dela, que no caso é a obesidade mórbida”, diz.

Conforme Carol, além do relato da amiga, diversos seguidores contaram em sua rede social que sofriam preconceito e eram mal tratados nas unidades de saúde. “A gordofobia médica é algo recorrente na vida da pessoa obesa e eu vi que eu precisava fazer alguma coisa”, disse.

Mutirão

Um médico amigo da influenciadora apoiou a causa e aceitou participar do mutirão, que também será acompanhado por uma nutricionista. Os profissionais farão a triagem do público inscrito, com o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), para comprovar que as pessoas possuem obesidade mórbida, grupo que está inserido na 3ª fase da campanha de vacinação contra o novo coronavírus.

“Só pessoas com IMC igual ou superior a 40 irão receber o atestado para poder se vacinar. As pessoas serão medidas e tudo será acompanhado”, explicou a influenciadora.

As inscrições foram feitas através deu um link disponibilizado na rede social de Carol.

Com quase 30 mil seguidores no Instagram, Caro Zaca, como é conhecida na rede social, há 10 anos aborda assuntos contra a gordofobia, moda plus size e “tudo que envolve a vida de uma mulher gorda”, como ela define.

Na última segunda-feira (24), Carol Zacarias recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no Centro de Eventos do Ceará. A digital influencer afirma que não teve dificuldade para conseguir o atestado, por isso, também quis proporcionar o mesmo para as outras pessoas.

“Justamente por isso eu quis ajudar. Já que eu tive o privilégio de conseguir tão rápido e tem tanta gente sem vacina porque não conseguiu, eu não achei justo”, disse.

Fortaleza fez uma repescagem para aplicar a primeira dose em faltosos da fase 3 e a partir desta sexta-feria (28) volta a agendar horário de vacinação para este público, divulgando lista de quem vai se vacinar a cada dia.

error: O conteúdo está protegido!