Moradores de Caucaia, Maranguape e Crato podem ir de graça a locais de vacinação em carros de app
Em parceria com a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), a empresa de viagens por aplicativo Uber passa a oferecer viagens gratuitas aos locais de vacinação para pessoas do grupo prioritário de imunização contra a Covid-19 no Ceará. Inicialmente, a proposta foi adotada pelas cidades de Caucaia, Maranguape e Crato.
A iniciativa busca facilitar o acesso daqueles que realizaram o Cadastro Estadual de Vacinação, na plataforma Saúde Digital. Fortaleza conta com transporte gratuito para a vacinação de idosos desde fevereiro, fruto de uma parceria entre a prefeitura, governo e outras entidades. Outras cidades com mais de 100 mil habitantes podem procurar a Sesa para requisitar o serviço.
Para usar o benefício, os usuários do Uber que fazem parte do grupo prioritário devem usar um código promocional disponibilizado pela empresa. Em Caucaia e Maranguape o código é VACINACE1 e no Crato é VACINACE2. Será liberado um cupom para ida e retorno o local de vacinação. As salas de vacinação registradas para as viagens não contemplam shoppings ou drive-thrus.
A Sesa reforça que em todas as viagens é obrigatório o uso correto de máscaras. O usuário deverá ocupar o banco traseiro do veículo e as janelas devem estar abertas para garantir a circulação de ar.
• Abra o aplicativo Uber ;
• Selecione o menu no canto superior esquerdo da tela;
• Clique no item “Wallet” e role até o fim
• Em “Promoções” selecione a opção “Adicionar código promocional”‘ (Não vai funcionar como “voucher”)
• Digite o código fornecido. (Em Caucaia e Maranguape o código é VACINACE1 e no Crato é VACINACE2 – não há distinção entre letras maiúsculas e minúsculas)
Parceria
A medida faz parte do compromisso anunciado pela Uber, em adesão ao Movimento Unidos pela Vacina, que pretende imunizar todos os brasileiros contra a Covid-19 até setembro deste ano, em uma ação conjunta de empresários e entidades em apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS).
A secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida, acredita que a parceria traz um duplo benefício na prevenção da doença quando se amplia o acesso seguro à vacinação.
“Essa ação, em específico, permite melhorar o acesso aos centros de vacinação daquelas pessoas com dificuldade de mobilidade, e ainda permite reduzir as aglomerações em transportes públicos, muito importante nesse momento em que as medidas de distanciamento social são essenciais para reduzir a transmissão da Covid-19”, afirma Magda.
A doação de viagens faz parte do compromisso anunciado pelo CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, de fornecer em todo o mundo 10 milhões de viagens gratuitas ou com descontos para ajudar a assegurar que a mobilidade não seja uma barreira para a vacinação.
“A Uber entende a importância de contribuir com iniciativas para ajudar as pessoas a chegarem até a vacina. Temos diversas ações para facilitar a imunização de quem mais precisa. A entrada da empresa no Movimento é mais um passo importante nessa direção”, diz Claudia Woods, diretora-geral da Uber no Brasil.
Trajeto
O assessor especial da Secretaria de Vigilância e Regulação da Sesa, Bruno Fontenelle, explica que o usuário tem direito a dois trajetos gratuitos. “A pessoa que utilizará o cupom promocional, que garante a gratuidade da corrida, solicita a corrida da sua residência para o local de vacinação, vacina-se e retorna para o local de origem”,
O cupom será liberado somente para os postos cadastrados no sistema do aplicativo de viagens.
A Sesa, com os municípios que aderiram à iniciativa, traçaram para a empresa de viagens uma estimativa das distâncias dos bairros até as salas de vacinação.