Atividades esportivas individuais são liberadas em Fortaleza; entenda as regras
As atividades esportivas individuais estão liberadas em Fortaleza a partir desta segunda-feira (22). Corridas em via pública são permitidas, desde que não formem aglomerações. A capital entra na fase 2 da retomada econômica, conforme anunciou o Governador Camilo Santana neste sábado (20).
Neste etapa, academias e clubes de exercícios ainda não podem abrir. As pessoas podem praticar exercícios em vias públicas, com distância máxima de 2 km da casa do praticante. Além disso, serviços de assessoria esportiva podem voltar a funcionar, com atendimentos individuais e agendados. Os profissionais credenciados no Conselho Regional de Educação Física ou em empresas constituídas podem trabalhar, desde que em ambiente privado, não comercial e aberto ao ar livre.
O Decreto indica que todas as atividades devem seguir as medidas de higiene, como o uso de máscara pelos praticantes em todo o período de exercício e higienização das mãos, além do uso de álcool 70%. As máscaras devem ser trocadas a cada 2h, ou quando estiverem molhadas ou sujas.
É proibido realizar atividades com contato físico, compartilhamento ou revezamento de objetos ou lançamento de equipamentos. Aglomerações ou pelotões de corrida estão vetados. A prática de tênis, apenas na modalidade individual, é permitida.
Para serviços assessoria esportiva, os profissionais devem disponibilizar materiais de higiene e são responsáveis pela limpeza dos equipamentos. Além disso, os alunos a são orientados a assinarem uma Autodeclaração de Condição Assintomática, para garantir que não estejam infectados.
O decreto também recomenda que alunos e profissionais utilizem objetos próprios, como garrafas de água, toalhas e lenços, evitando a compra durante os exercícios. As atividades devem ser agendadas, com tempo de permanência máximo de 1h.
Praticantes ou professores do grupo de risco ou com sintomas da Covid-19 não podem praticar atividades ao ar livre.
As atividades liberadas estão sujeitas à fiscalização dos órgãos estaduais e municipais. A retomada econômica é monitorada pela Secretaria de Saúde, por meio da avaliação dos dados epidemiológicos do novo coronavírus.
Com informações do G1/CE
Siga a Metrópole News nas redes sociais
• facebook.com/MetropoleNewsCaucaia
• instagram.com/metropolenews
• youtube.com/c/MétropoleNews
• twitter.com/MetropoleNews
• tiktok.com/@metropolenews
• Grupo WhatsApp
Agora se você quer falar com a gente, mande uma mensagem de texto para o WhatsApp (85) 98121-5746 ou Clique AQUI