Vereadores de Fortaleza cobram fiscalização de aglomerações em agências bancárias e lotéricas
Vereadores de Fortaleza cobraram, nesta quarta-feira (10), a gestores da Prefeitura maior fiscalização no entorno de agências bancárias e lotéricas, na Capital. Segundo os parlamentares, as aglomerações aumentaram nesses locais, desrespeitando os decretos governamentais de distanciamento social durante a pandemia da Covid-19.
Os relatos foram feitos durante reunião da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Coronavírus da Câmara Municipal com os superintendentes da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), Júlio Santos; da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), Arcelino Lima e o diretor-geral da Guarda Municipal, Romulo Reis.
Balanços
Os gestores apresentaram um balanço das ações. Segundo Julio Santos, desde o último dia 16 de março, a Agefis fez 560 fiscalizações de estabelecimentos e 261 notificações de irregularidades. Sobre as aglomerações, o superintendente disse que a agência fez mais de 1.626 ações de monitoramento e dispersão entre 8 de maio e 7 de junho.
Já a AMC, segundo Arcelino Lima, vistoriou 576 pontos e abordou 50.192 pessoas nesse período da pandemia. O superintendente da Autarquia disse que, entre os dias 20 de março e 31 de maio deste ano, houve uma redução de 57,7% nos acidentes com vítimas, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Entre as ações mais efetuadas pela Guarda Municipal durante a pandemia foram autos de infrações de trânsito. Ao todo, foram 49, segundo o diretor-geral da instituição, Romulo Reis.
Fiscalização
No debate com os vereadores, os parlamentares ressaltaram a necessidade de isolamento social e denunciaram aglomerações na cidade. Professor Eloi (PL), por exemplo, pediu maior fiscalização no entorno das agências bancárias e lotéricas.
“Queria pedir ao pessoal da Agefis para dar suporte aqui no João XXIII, Osório de Paiva, Parque São José. Pela Parangaba, o pessoal soltando raia todo dia”.
Para Frota Cavalcante (PSD), a Prefeitura precisa reforçar campanhas de conscientização da população sobre o isolamento social.
“Precisamos fazer uma coisa mais pedagógica, fazer apelos através das nossas equipes. A Prefeitura entrar com outras propagandas, folders, explicações, com os guardas (municipais), para que a gente consiga colocar na cabeça da sociedade que é preciso se cumprir o isolamento”.
O superintendente da Agefis, Júlio Santos, respondeu que vai dar mais atenção às situações de aglomeração nos bairros denunciados pelos vereadores e ressaltou que a agência está de olho nas lotéricas.
Com informações do Diário do Nordeste
Siga a Metrópole News nas redes sociais
• facebook.com/MetropoleNewsCaucaia
• instagram.com/metropolenews
• youtube.com/c/MétropoleNews
• twitter.com/MetropoleNews
• tiktok.com/@metropolenews
• Grupo WhatsApp
Agora se você quer falar com a gente, mande uma mensagem de texto para o WhatsApp (85) 98121-5746 ou Clique AQUI