Ministro alerta para risco de desabastecimento e caos social no Brasil
O ministro da Casa Civil, general Walter Braga Netto, alertou nesta sexta-feira (22), durante uma videoconferência, para o risco de um futuro desabastecimento e caos social. Segundo ele, atualmente a população “está tranquila” em razão dos investimentos feitos pelo governo, mas a situação pode piorar caso os recursos se esgotem.
Quando terminar o recurso, e não tem como continuar por muito tempo, a economia tem que voltar. Porque, se a economia não voltar, vamos ter gente morrendo de fome e vamos ter caos social. Desabastecimento e tudo mais – disse.
Braga Netto, que participou de uma reunião remota da comissão mista do Congresso que acompanha as ações para o enfrentamento do coronavírus, reforçou que o governo se solidariza com as famílias que perderam seus parentes, mas defendeu que também é preciso exaltar os recuperados e que o país não pode parar.
Nos sensibilizamos com as famílias brasileiras, mas não podemos somente ficar com o olhar para o lado negativo, porque o Brasil não pode parar. A pandemia vai passar, e ninguém vai ficar para trás – apontou.
O ministro também falou sobre as medidas editadas pelo governo para tentar equilibrar as contas no momento de crise e afirmou que a questão fiscal exige esforço de todos os Poderes na retomada da normalidade do país.
A crise impôs um desafio fiscal muito grande. A meta original do déficit para 2020 era de R$ 124 bilhões. Com a Covid, estamos até o momento com [a previsão de] R$ 525 bilhões de déficit. Isso vai requerer esforço e responsabilidade de todos os Poderes para retomarmos o caminho do crescimento e voltarmos à normalidade – completou.
Siga a Metrópole News nas redes sociais
• Facebook
• Instagram
• YouTube
• Twitter
• TikTok
• Grupo WhatsApp