Camilo prorroga decreto de isolamento até o dia 20 de maio; uso de máscara será obrigatório
O governador do Ceará, Camilo Santana, prorrogou por mais 15 dias o decreto de isolamento social no estado, que agora valerá até o dia 20 de maio. A partir de agora, o uso de máscaras será obrigatório para a população. O anúncio foi feito no fim da manhã desta terça-feira (5).
O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, participou do anúncio e informou que a capital terá um decreto específico com regras mais rígidas, principalmente quanto à circulação de pessoas e veículos pelos espaços públicos. O decreto de Fortaleza valerá a partir da próxima sexta-feira (8), para que haja a preparação para seu cumprimento.
Em Fortaleza, além das regras que valem para todos os municípios, cinco medidas endurecem o isolamento social. Roberto Cláudio detalhou as novas medidas de combate à propagação do coronavírus:
1.Restrição de pessoas e veículos em vias e espaços públicos, principalmente de pessoas de grupo de risco
- Fazer valer o fechamento de atividades não essenciais, formais e informais, em comunidades
- Novos protocolos de segurança no funcionamento das atividades essenciais
- Órgãos como Polícia Militar, Guarda Municipal, Bombeiros vão fiscalizar entrada e saída de Fortaleza
- Uso obrigatório de máscaras
Na última sexta (1º), o governador do Ceará já havia confirmado a prorrogação do decreto que estabelece o isolamento social no Estado e o fechamento de algumas empresas. Sem a prorrogação, o decreto, que já havia sido prorrogado no dia 4 de abril, valeria até hoje.
Durante coletiva no Palácio da Abolição na sexta-feira, o governador também já havia destacado que estavam em estudo medidas mais rígidas para conter o avanço do coronavírus no Estado. Questionado sobre a possibilidade de flexibilização do isolamento social, o chefe do executivo estadual afirmou que “não é o momento de falar em flexibilização”.
“O que eu posso afirmar é que este não é o momento para flexibilizar. É de ampliar ainda mais as medidas restritivas diante dos números que nos foram apresentados”, disse Camilo Santana.
Siga a Metrópole News nas redes sociais