Quem é o médico Nelson Teich, novo ministro da Saúde

Nomeado para comandar o Ministério da Saúde, o oncologista Nelson Teich assume a pasta em meio à pandemia do novo coronavírus e é a aposta do presidente Jair Bolsonaro para minimizar os danos da doença na economia e na vida dos brasileiros.

Mas, afinal, quem é o escolhido do presidente para esta missão?

Nelson Luiz Sperle Teich é médico formado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e com especialização em oncologia pelo Hospital de Ipanema e pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). Carioca, ele morou a maior parte da vida na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio.

Teich é conhecido de Jair Bolsonaro desde a campanha presidencial de 2018. Ele prestou consultoria como médico para a campanha de Bolsonaro e chegou a ser cotado para assumir a pasta no início do governo, mas perdeu para Henrique Mandetta, que tinha ao seu lado a experiência como médico e como político.

De perfil acadêmico, Teich sobressaiu aos olhos do presidente porque, além de médico, é especializado em gestão da saúde e acredita que a economia não pode ser tratada separadamente da doença. Ele também se especializou em é formado em economia e especializado em Harvard, duas qualidades consideradas fundamentais para assumir a pasta durante a pandemia.

Apesar de ter sido a escolha de Bolsonaro, Teich defende, assim como Mandetta, o isolamento horizontal, que é quando todas pessoas ficam em casa. Partidário do isolamento vertical, Bolsonaro acredita que apenas as pessoas nos grupos de risco devem se manter em casa durante a pandemia.
O Palácio do Planalto deve anunciar oficialmente a nomeação de Nelson Teich para o Ministério da Saúde ainda hoje.

* Isolamento vertical e isolamento horizontal são dois tipos de distanciamento social que podem ser adotados diante, por exemplo, de uma pandemia. No isolamento vertical, há o isolamento de apenas um grupo de pessoas; no isolamento horizontal, não há a seleção de grupos específicos, sendo recomendado que todos fiquem em casa. As medidas de isolamento social são duras e, muitas vezes, criticadas por parte da população, mas são necessárias para deter o avanço de uma doença.

Metrópole News nas redes sociais

Facebook
Instagram
YouTube
Twitter

error: O conteúdo está protegido!