16 cidades do Ceará e 10 unidades de saúde receberão novos respiradores vindos da China para tratar Covid-19; veja lista

Por meio de uma transmissão nas redes sociais, feita neste sábado (23), o governador Camilo Santana explicou os critérios para a distribuição dos 200 novos respiradores adquiridos da China pelo Governo do Ceará para o enfrentamento ao novo coronavírus. Além da listagem dos municípios e unidades de saúde contemplados, ele reiterou a importância do cumprimento do decreto estadual de isolamento social rígido em Fortaleza e demais municípios.

Segundo Camilo, a distribuição dos respiradores para cada município foi feita de acordo com planejamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), que avalia diariamente a situação da pandemia no estado.

Serão contemplados:

Limoeiro do Norte (10)
Iguatu (10)
Itapipoca (8)
Maranguape (7)
Horizonte (7)
Maracanaú (7)
Tianguá (7)
São Gonçalo (5)
Acaraú (5)
Quixeramobim (5)
Quixadá (5)
Caucaia (4)
Canindé (3)
Aracati (2)
Itarema (2)
Pentecoste (1)

IJF Fortaleza (20)
Hospital Regional Norte (20)
Hospital Regional do Sertão Central (15)
Hospital de Messejana (12)
HGF Fortaleza (12)
Hospital de Campanha de Sobral (10)
Hospital Leonardo DaVinci (10)
Hospital São José (5)
Hospital Waldemar de Alcântara (4)
Santa Casa de Fortaleza (4)

Montagem

Em procedimento padrão da Secretaria de Saúde do Ceará, os equipamentos são montados e testados no Hospital Leonardo DaVinci. Depois, são liberados e encaminhados para seu destino final.

Nesta quarta-feira (20), a Central de Ventiladores Mecânicos e Equipamentos Respiratórios (CVMER) validou os 200 respiradores recebidos e recebeu profissionais para testes e treinamentos de uso. A CVMER é responsável por amparar e dar suporte de utilização dos equipamentos a todos os hospitais que forem destinados.

Até o início de junho, o Ceará aguarda a chegada de mais 300 dos respiradores comprados da China, modelo VG70, um dos mais modernos e robustos do mundo. “Os respiradores são para garantir a ventilação mecânica nos casos mais graves da doença, e antes do envio foi avaliado a necessidade do equipamento a partir da situação epidemiológica de cada município cearense”, explicou o governador.

Camilo informou também que, nesta semana, houve uma reunião com 117 prefeitos do Ceará. Deverão ocorrer ainda reuniões regionalizadas, de forma a estabelecer protocolos e ações específicas para cada município, de acordo com o nível da pandemia.

Siga a Metrópole News nas redes sociais

Facebook
Instagram
YouTube
Twitter
TikTok
Grupo WhatsApp

error: O conteúdo está protegido!